Um ciclone associado a baixas temperaturas poderá causar ocorrência de neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além de geadas e outros tipos de precipitação invernal.
Ao longo desta quarta-feira (28), um ciclone começará a se formar na costa leste da América do Sul, na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai. O sistema trará acumulados de chuva que podem exceder os 200 mm no Rio Grande do Sul e rajadas fortes de vento que podem chegar a 150 km/h.
Com isso, o sistema trará grandes transtornos para a população gaúcha entre esta quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), com risco de quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos, pequenos deslizamentos de terra nos arredores da Lagoa dos Patos, descargas elétricas (raios) e cortes no fornecimento de energia elétrica.
Ao mesmo tempo, o sistema está impulsionando uma massa de ar frio para dentro do Brasil que fará as temperaturas caírem de maneira expressiva, não apenas na região sul como também no Sudeste e Centro-Oeste.
Massa de ar polar traz frio intenso com geadas fortes
Ao mesmo tempo em que o ciclone avança em direção ao oceano, uma massa de ar polar muito intensa avança pelo Brasil, o que fará as temperaturas caírem expressivamente. Ao longo da quarta-feira (28), as temperaturas cairão gradualmente em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Entre a noite de quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), essa massa de ar frio atingirá também estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul, causando uma queda expressiva das temperaturas. Há risco alto de geadas se desenvolverem em toda a região Sul durante a madrugada de quinta-feira.
Na sexta-feira (30), as temperaturas caem ainda mais. Essa queda expressiva das temperaturas será sentida em outros estados das regiões Sudeste e do Centro-Oeste, e causará temperaturas aínda menores no Sul, onde diversos municípios devem registrar valores abaixo de zero, com geadas fortes e bastante abrangentes.

Graças ao frio intenso associado à precipitação causada pelo ciclone, há possibilidade ainda de outros fenômenos, incluindo precipitação invernal como chuva congelada e neve.
Há previsão de precipitação invernal e neve
O frio será registrado em altos níveis da atmosfera também. Nos mapas de temperatura a 850 hPa, é possível notar que as previsões indicam temperaturas abaixo dos zero graus, o que impulsiona o congelamento da água e a formação de diferentes tipos de precipitação.

Isso inclui a possibilidade de ocorrência de granizo, chuva congelada e graupel (que é, a grosso modo, uma espécie de mistura entre neve e granizo) em diversos municípios da região Sul, especialmente entre a quarta-feira (28) de noite e a quinta-feira (29) de manhã.
Há risco alto de ocorrência de geadas em toda a região Sul, com possibilidade de precipitação invernal (granizo, chuva congelada, graupel) em diversos municípios e ocorrência de NEVE expressiva nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Há ainda previsão de uma queda de neve expressiva na serra gaúcha e catarinense. O fenômeno poderá ser observado desde municípios do Rio Grande do Sul como Lajeado Grande, Tainhas e Bom Retiro, até municípios de Santa Catarina como São Joaquim e Urupema.

Já na sexta-feira (30), as condições para formação de precipitação deixam de existir e o tempo passa a ficar bastante firme e seco em toda a região Sul. Como decorrência do céu aberto, as temperaturas se tornam ainda mais baixas durante a madrugada e a possibilidade de geadas continua, mas a chance de neve e precipitação invernal deixa de existir.
Para não ser pego de surpresa pelo frio intenso, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão aqui na Meteored / Tempo.com – e nem de conferir as previsões de temperatura e precipitação que estão disponíveis para seu município específico.