Search
Close this search box.
  • Home
  • Pará
  • Canaã dos Carajás apresenta soluções locais para a justiça climática no 1º Congresso do MPPA

Canaã dos Carajás apresenta soluções locais para a justiça climática no 1º Congresso do MPPA

Durante o 1º Congresso do Ministério Público do Estado do Pará sobre Justiça Climática e Sustentabilidade – Diálogos Preparatórios para a COP30, realizado no Hangar – Centro de Convenções de Belém, a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), destacou que desenvolvimento econômico e preservação ambiental devem caminhar juntos. Em sua palestra, intitulada “Boas práticas e soluções locais: a contribuição de Canaã dos Carajás para a justiça climática”, ela apresentou um panorama das iniciativas do município.

Com um dos maiores PIBs per capita do Brasil, impulsionado pela mineração, Canaã dos Carajás tem se tornado um laboratório de práticas ambientais aplicadas em escala municipal. “Não acreditamos em crescimento que deixe pessoas para trás. Nossa missão é construir o município mais próspero, feliz e sustentável do Brasil”, afirmou a prefeita.

Na área urbana, o foco está em mobilidade sustentável e habitação digna. O município já construiu 628 moradias em áreas centrais, próximas a escolas, unidades de saúde e comércio, reduzindo a dependência do transporte motorizado e melhorando a qualidade de vida da população.

O secretário de Meio Ambiente de Canaã, Marcus Vinicius Nascimento, trouxe o lado técnico da equação, detalhando como a cidade enfrenta os desafios da crise climática. Entre os projetos apresentados estão o uso de tecnologia de ponta em geoprocessamento ambiental, recuperação de nascentes, economia circular da água e regularização fundiária respeitando áreas de proteção permanente.

“Apesar de estarmos na Amazônia, Canaã não é uma região rica em recursos hídricos. Por isso, elaboramos o Plano Municipal de Recursos Hídricos. Não podemos permitir que a falta de água seja uma barreira para o desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário.

Além disso, o município investe em soluções baseadas na natureza, como parques lineares e bosques urbanos, além de programas agroecológicos de fruticultura e cacau em áreas rurais. No Parque Veredas dos Carajás, por exemplo, a prefeitura implantou um plano de uso público, sinalizou trilhas e garantiu, com apoio da Câmara Federal, mais de R$ 400 mil em recursos para a estruturação da unidade de conservação.

Desde 2018, Canaã conta com brigada ambiental própria, equipada e treinada para combater queimadas e proteger o território, tendo atendido 221 ocorrências em 2024.

Outro destaque foi o investimento na economia circular da água. Duas estações de tratamento de esgoto operam com tecnologia de reuso, fornecendo água para irrigação urbana, limpeza de vias, combate a incêndios e até produção de concreto. “É reaproveitamento inteligente, com resultados ambientais e econômicos”, explicou Marcus Vinicius.

Na regularização fundiária urbana, o município avança com o trabalho do Instituto de Regularização Urbana (Idurb), baseado na lei federal da Reurb. O processo abrange estudos de risco, infraestrutura básica e entrega de títulos que simbolizam dignidade e segurança para os moradores.

O congresso reuniu autoridades, especialistas, gestores e lideranças ambientais e encerrou com uma reunião entre prefeitos e secretários municipais de meio ambiente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Justiça em Fatos (18/05) – Diário do Pará

MPPA: Escritório de Integridade fortalece ética e responsabilidade institucional Com as presenças do Procurador Geral…

Alvos de Moraes provocam ministro após decisão de Trump – 28/05/2025 – Poder

Alvos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), provocaram o magistrado nesta…

Organizações cobravam R$ 250 mil para matar ministros do STF • DOL

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (28) a 7ª fase da Operação Sisamnes com o…